segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O voto (já não) é secreto!

Com duas eleições, no espaço de duas semanas, quase que dá para enjoar de tanto exercício de poder politico. Sim, porque nos termos do n.º 1 do art.10º da CRP é o povo quem exerce o poder politico! Mas como? O mesmo artigo continua " através do sufrágio universal, igual, directo, SECRETO e periódico (...)". Pois é, a própria Constituição prevê o secretismo do voto, enfim, por razões variadíssimas que vão desde o receio de represálias (politicas, sociais, patronais) à influência da pressão do grupo.
-
A verdade é que o voto é cada vez menos secreto. Bom sinal, parece-me. Em todo o lado se ouvem criaturas a publicitar o partido X ou Z ainda que do mesmo não ganhem nada. É o meu caso. E, sem qualquer pudor, interpelo as pessoas, perguntando-lhes em quem vão votar/votaram. E, sem qualquer pudor, respondem-me! Entre família e amigos não há necessidade de o voto ser secreto. Ou será que há...? Sinceramente, é impossível não haver julgamentos de parte a parte. Cada um pensa de sua maneira mas nada obsta a que se questionem ideias, discutam pontos de vista, ridicularizem programas impossíveis e se partilhem risos no final. Ou a meio...
-
P.S. (post scriptum e não partido socialista) - Sabem que na assembleia de voto ou nas suas imediações ate 500m. não se pode dizer em que lista se vai votar/votou... E se eu, a 501m., com um megafone gritar: VOTA X!??

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
diHITT - Notícias Top Blogs BlogBlogs.Com.Br